quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Silêncio e Individualidade

O silêncio é o natural fingindo ser anti-natural, a metade mais pura que temos, jamais contaminada pela vida. É também o amigo da noite que conversa contigo sobre seus pensamentos. O silêncio é pessoal e para mim sempre diz que as minhas respostas transitam em algum espaço entre a demência e o vazio. Sem forma ou com todas as formas o silêncio deve me encarar como um tolo.


Não sei o que o silêncio quer dizer, mas confio no tato cego do coração e acredito que é ele que irá me guiar para a demência e ao vazio. Alterando meu estado psíquico e o mental (sentir estar realmente vazio) terei a sonhada paz. Ou não. Penso encontrar a flor de lótus e ter meu nirvana reverso, restaurando a individualidade plena. Esta se assemelha a perda de si, e implica no controle total da consciência. É possível que na rara consciência possa então ter melhores perguntas, sem as dúvidas, os achismos, e os talvez - a dúvida envergonhada. Ao menos tenho certeza de que as novas questões que porventura apareçam serão mais inteligentes do que as que o silêncio está cansado de me responder. Não sei mais como suportar perguntar sobre o porque há um haver, sobre o amor, o sentido da vida, a morte e o inevitável, e tantas outras perguntas, cuja certeza é que soariam como amenidades se eu pudesse ser inteiro.

Contudo, o nirvana da individualidade não é uma união ao cosmos. É a nova e derradeira reunião de si mesmo. É o retomar da consciência perdida do que é ser sangue ou cada minúscula parte que nos forma, talvez chegando às memórias de quando havia apenas uma célula. É relembrar e realmente vivenciar o aforismo de Delfos. Ter controle sobre si e, mais que isso, sentir-se inteiro, talvez seja o significado real do "conhece a ti mesmo" que o silêncio nos promete.

Um comentário:

  1. "sentir-se inteiro", é o que mais preciso pra mim agora.

    seu texto me serviu como uma luva!!!
    um dos melhores
    gostei mesmo!!!

    da um apassada lah no meu
    bjinhus

    ResponderExcluir

Os comentários são lidos e moderados com base nas regras abaixo:


.Seja educado e respeitoso. Não são aceitos insultos de qualquer espécie.
.Evite o abuso de palavras de baixo calão.
.Não é aceita a propaganda de outros sites ou blogs, salvo se o contexto do texto publicado a permitir de maneira implícita ou explicita.
.Vedado conteúdo ou linkagem a conteúdo discriminatório ou ofensivo, ou assim considerado com base num julgamento médio sensato.


Opinião dos comentaristas não reflete a do dono do blog, exceto se expressamente confirmada.